Cidadãos do Infinito




Artigos
  • Voltar





17/12/2012
PECADORZINHO
O Mistério do Natal - São João de Ávila


Chegou o dia de Deus nos mostrar a sua misericórdia: “Eis o sinal que vos dou para que não percais de vista o Messias: um recém-nascido envolto em paninhos, posto numa manjedoura”.

Menino bom, não falais? Só falava como uma criança de dois dias. Para quê tanto silêncio? O Menino cala-se para te dar a entender, pecadorzinho, que, embora tenhas cometido pecados, não te chamará à sua presença como fez com Adão, não te assustará nem te repreenderá.

Encontrá-lo-ás tão mudo para repreender como agora para te falar. É a esta luz que devemos compreender este mistério: assim como exteriormente aparece na carne, do mesmo modo traz dentro de si a santa Divindade em mansidão.

Haverá alguém mais fraco e incapaz de fazer o mal do que um menino de dois dias? Desde quando uma criança de dois dias esbofeteou ou matou alguém? Não há nada que cause menos temor do que um recém-nascido.

Pois este é o mistério que celebramos nesta festa, não como as pessoas mundanas, mas em espírito, como Ele próprio disse: como verdadeiros adoradores em espírito e verdade (cf. Jo 4,23).

Irmãos, como por fora vedes a Humanidade, em virtude da santa Encarnação de Jesus Cristo e da sua Paixão, assim também deveis ver por dentro a Divindade.

Esta é a Divindade que, sem armas, diz:

“Não te farei mal, pecador, aproxima-te de mim. Do mesmo modo que não deves fugir de uma criança, também não deves fugir da minha Divindade. E como no meu corpo vês mansidão, igualmente deves vê-la na minha Divindade”.

Esta é a grandeza de Deus: tal como aparece externamente, assim é interiormente, tão manso e tão misericordioso.

Bendito seja esse Deus e bendita a sua misericórdia que a este dia nos deixou chegar, o dia da mansidão e da misericórdia de Deus!

 

Com votos de um santo e feliz NATAL


Gentileza de Hugo Ferreira Pinto – e-mail hugoap@terra.com.br





Artigo Visto: 2238



Total Visitas Únicas: 735.757
Visitas Únicas Hoje: 273
Usuários Online: 37