Cidadãos do Infinito




Santíssima Trindade
  • Voltar





04/01/2012
O CATECISMO ENSINA
Deus é Uno e Trino


Creio em um só Deus - É com estas palavras que começa o Símbolo niceno-constantinopolitano. A confissão da Unicidade de Deus, que tem sua raiz na Revelação Divina da Antiga Aliança, é inseparável da confissão da existência de Deus, e igualmente fundamental. Deus é único, só existe um Deus. “A fé cristã confessa que há Um só Deus, por natureza, por substância e por essência.”(CIC§ 200)

 

Tocar no mistério central da Nossa Fé é sempre complicado. Por que mistério é mistério. É igual aos livros de mistério onde muitas vezes tentamos adivinhar o fim da trama. E se o livro é bom, geralmente todos os nossos palpites são errados. O final é sempre impressionante. Dista de muito os nossos palpites… Um dia quando estivermos diante de Deus penso que poderemos enfim compreender como é possível um Deus em três pessoas e três pessoas sendo um só Deus.

Porém o próprio Deus afirmou que era um único Deus. E devemos ainda sem entender, devemos professar nossa fé assim. Mas professar a fé em cima de uma incerteza? Sim.

O Catecismo nos diz que: “a certeza dada pela luz divina é maior que a que é dada pela luz da razão natural.” (CIC§ 157)

Devemos guiar nossa fé assim. Não buscando a total compreensão de tudo, mas sabendo que Deus não pode mentir e que do mesmo jeito que ele afirma a Santíssima Trindade logo no livro do Gênesis, quando diz, “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26), ele também afirma: Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor…” (Dt 6,4)

Dizer que Jesus é Deus, e que o Espírito Santo também é Deus, não nos faz mentirosos, mas nos faz crer em um mistério lindo e profundo de um Deus que é maior que nós e que nossas faculdades mentais não nos permite entender. Já dizia Santo Agostinho:

Deus é incompreensível! se Deus fosse compreensível aos homens não seria Deus…

 







Artigo Visto: 2423



Total Visitas Únicas: 735.750
Visitas Únicas Hoje: 266
Usuários Online: 44