Cidadãos do Infinito




Orações e Terços
  • Voltar





14/01/2012
ENTRONIZAÇÃO DOS SAGRADOS CORAÇÕES NO SEU LAR
A Igreja estabeleceu uma fórmula para isso


v

Em cada casa em cada lar deveria ter um quadro ou uma Imagem dos Sagrados Corações - Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria


A Igreja estabeleceu uma fórmula para as honras da:

ENTRONIZAÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NOS LARES.


Introdução:

A ENTRONIZAÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS é a Entronização do Amor no lar. Consiste no compromisso explícito, da família, de viver o Evangelho e ter Jesus Cristo como o Senhor e o Rei de cada uma das pessoas, pela obediência ? s leis de Deus, na fé, na esperança e no amor.

O gesto de Entronização consiste em colocar a imagem de Jesus em um lugar especial da casa, para recordar a sua presença permanente no lar. A imagem traz em destaque o coração como símbolo do amor. É um sinal que nos lembra o amor de Jesus por nós, e que se deve revelar ao mundo através da nossa própria vida de amor em família.

Não se faça, porém, apenas um ritual. É necessário que o gesto seja expressivo de uma vontade decidida de viver o Evangelho; de cumprir plenamente os compromissosdo Batismo, da Crisma, do Matrimônio, da Eucaristia; de amar a Deus sobre todas as coisas e de amar ao próximo como Jesus amou.

É necessário viver a Religião de uma maneira viva e esclarecida, em que as pessoas estejam abertas para a Comunidade, procurando superar todo egoísmo e todo pecado. Criar um ambiente educacional voltado para Deus e para os valores eternos. Ambiente de oração e de vivência plena do Domingo, Dia do Senhor.

A Entronização assim vivida e entendida será, certamente, um meio de salvar a família e a sociedade.

Concretamente, a família que fez a Entronização procura realizar uma síntese de fé e vida. Procura ser coerente com o ideal cristão, praticando a justiça, vivendo honestamente, respeitando os direitos dos outros; não omite participar da Eucaristia, tem o hábito de oração e da leitura da Bíblia no lar; preocupa-se com as obras de caridade, como atender aos pobres e visitar aos doentes; interessa-se pelas vocações sacerdotais e ora pelos padres e seminaristas compromete-se com a comunidade paroquial nos trabalhos pastorais e de promoção social.

A experiência tem mostrado que esta vida cristã, de confiança e de amor aos Sagrados Crações de Jesus e de Maria, faz com que haja paz no lar e os problemas encontrem sua solução. "Jesus nunca se deixa vencer em generosidade."


Preparativo

- Escolha-se uma imagem própria do sagrado Coração de Jesus. aconselha-se que seja uma imagem artística, o quanto possível. Pode ser gravura, pintura ou estátua.

- Deixe preparado o lugar onde será colocada a imagem, pelo chefe de família.

- Preparem-se velas e flores para realçar a cerimônia

- Marque-se um horário em que toda a família possa estar reunida.

- Cada uma das pessoas seja preparada para a Entronização, explicando-se a cada uma seu significado e propondo a cada pessoa que assuma conscientemente o compromisso deste gesto.

- Faça-se uma preparação espiritualpela celebração eucarística e comunhão dos membros da família, no dia da Entronização.


Observações


- Durante a cerimônia são rezadas as orações deste ritual que podem ser entremeadas de cantos, conforme o desejo das pessoas, que possam expressar os propósitos cristãos da família.

- O ritual pode ser enriquecido com gestos expressivos da família. Por exemplo: O pai coloca a imagem no lugar de honra da casa. A mãe acende as velas. Os filhos trazem as flores e podem declamar poesias, ou cantar cântico adequados. ainda, podem fazer orações espontâneas ou escritas anteriormente, mas de sua própria redação.

- Seria muito bom ter a presença do sacerdote. Mas como nem sempre é possível, a Entronização pode ser presidida pelo próprio chefe de família, por um Ministro da Eucaristia, uma senhora do apostolado da Oração, um membro da Legião de Maria, ou outra pessoa escolhida.


Cerimonial

1º - BÊNÇÃO DA IMAGEM
O Sacerdote fará a bênção conforme o ritual. Na falta do Sacerdote a pessoa que estiver presidindo poderá aspergir a imagem com água benta.


2º - ENTRONIZAÇÃO DA IMAGEM
Depois da bênção, o chefe da família ou outra pessoa escolhida coloca a imagem no lugar especialmente preparado.


3º - INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO E PROFISSÃO DE FÉ
Canta-se um canto ao Espírito Santo e recita-se o Creio em Deus Pai.

Creio em Deus Pai
- Creio em Deus Pai todo poderoso, Criador do céu e da terra,
- e me Jesus Cristo, seu único Filho nosso Senhor
- que foi concebido pelo podeer do Espírito Santo,
- nasceu da Virgem Maria padeceu sob Pônico Pilatos,
- foi crucificado, morto e sepultado;
- desceu ? mansão dos mortos, ressucitou ao terceiro dia;
- subiu aos céus, está sentado ? direita de Deus Pai todo poderoso,
- donde há de vir a julgar os vivos e os mortos
- Creio no Espírito Santo,
- na santa Igreja Católica,
- na comunhão dos santos,
- na remissão dos pecados,
- na ressurreição da carne,
- na vida eterna.
- Amém.

4º - LEITURA BÍBLICA:

Lucas 19, 1-9. (pode-se escolher outro ou outros textos bíblicos a critério do Presidente da cerimônia). Outra sugestão: Jo. 14,15-31.

Depois da leitura, em palavras bem escolhidas, o sacerdote ou outra pessoa procura recordar aos presentes o significado da Entronização; a vida cristã que se espera das famílias que fazem a Entronização; as bênçãos especiais que a família há de receber por meio deste reconhecimento da presença permanente de Jesus em seu lar.

 
5º - ATO DE CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Esta oração pode ser recitada só pelo casal lentamente, enquanto os outros ouvem em silêncio, ou pode ser recitada por todos a uma só voz.

Senhor Jesus, o Evangelho de Can+a nos revela que a vossa presença nos lares cristãos transforma, de água para vinho, a vida do casal e da família. Nós queremos que o Senhor esteja presente em nosso lar, como amigo, como Senhor e Rei.

Nesta simples cerimônia de Entronização da imagem do Vosso Sagrado Coração em nosso lar, movidos pelo Espírito Santo, nós nos consagramos a Vós e queremos renovaar os nossos propósitos cristãos.

- Queremos cumprir as nossas promessas do Batismo, da Crisma e do Matrimônio.

- Queremos afastar de nós o espírito mundano, materialista e egoísta.

- Queremos cultivar, cada vez mais, a nossa fé, com simplicidade e perseverança.

- Queremos cultivar as virtudes cristãs, fonte de paz e de crescimento espiritual para todos nós.

- Queremos cultivar, cada dia mais, o amor por Vós e por nosso próximo.

- Queremos conduzir a nossa vida, animados pela esperança de que tudo se consuma em Deus.

- Propomo-nos manter sempre acesa esta chama, pela participação na Eucaristia, todos os domingos, e a comunhão com o Senhor e a comunidade.

Neste momento nós vos pedimos, Senhor, por vosso Espírito Santo, presidir as nossas reuniões, abençoar os nossos empreendimentos temporais aas nossas alegrias, aliviar os nossos sofrimentos.

Se alguma vez, um de nós tiver a infelicidade de contrariar a vossa lei, lembrai-lhe, ó Coração de Jesus, que sois bom e misericordioso para com o pecador arrependido.

E quando chegar a hora da separação, nós todos, os que partem e os que ficam, seremos submissos ? vossa divina vontadde. Queremos consolar-nos com o pensamento de que um dia a família estará reunida, junto ao Pai, para cantar a vossa gloria e os vossos benefícios.

Que Maria, por seu Coração Imaculado, e São José, patrono das famílias cristãs estejam junto de nós, agora e todos os dias de nossa vida.

Viva o Coração de Jesus, nosso Rei e nosso Pai.


6º - ORAÇÃO PELOS FALECIDOS E AUSENTES DA FAMÍLIA

Não devendo falar ninguém no lar, nesta hora feliz e significativa, vamos pensar em todos os que já faleceram e em todos que não puderam comparecer aqui agora.

Pai Nosso...
Ave Maria...
Orações espontâneas.
 
 
7º - ORAÇÃO DA FAMÍLIA

Toda a família, guiada pelo chefe da casa, recita a seguinte oração:

Glória ao Sagrado Coração de Jesus! A Consagração que agora acabamos de fazer é um sinal da vossa misericórdia para com a nossa família, que foi escolhida por vós par adar aos homens o testemunho do amor e para ser um santuário de reparação contra os males do mundo. É com muita alegria que aceitamos a honra de vos ter como Chefe da família.

Nós vos adoramos em silêncio, felizes porque quereis tomar parte em nossas alegrias e tristezas, em nossas fadigas e penas. Não somos dignos de que entreis em nossa humilde morada. Vossa palavra, porém, revelou a bondade do vosso coração: "Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei" (Mt. 11,28). "Quem beber da água que eu darei jamais terá sede" (Jo. 4,14). Nossas almas têm sede de vós e acham em vós a fonte da vida eterna. Por isso, contritos e confiantes vmos entregar-nos a Vós, que sois vida imortal.

Ficai conosco, Senhor, pois queremos amar-vos muito e fazer com que todos os homens vos amem. Sois uma fornalha ardente que há de abrasar o mundo para regenerá-lo.

Que esta casa, o nosso lar, seja para Vós como a casa de Betânia, onde encontrais repouso entre pessoas que escolheram, como melhor parte, a intimidade do vosso Coração. Que esta casa seja como uma nova Nazaré, onde se ama com profundo amor a Virgem Maria, a mãe que vós mesmos nos destes.

Não permitais que sejamos envolidos pelos erros e enganos do mundo. Só a Vós queremos, porque só Vós sois o Caminho, a Verdade e a Vida.

Fazei-no compreendeer as palavras que dissestes a Zaqueu: "É preciso que, desde hoje, me deis hospedagem em vossa casa" (Lc. 19,5). Estabelecei aqui a vossa casa de repouso. Queremos viver no vosso amor e na vossa companhia. Nós vos proclamamos nosso Rei e Senhor. Não queremos outro senão Vós.

Viva sempre amado, bendito e glorificado neste lar o Sagrado Coração de Jesus. Venha a nós o Vosso Reino! Assim seja!


8º - HOMENAGEM AO CORAÇÃO DE MARIA

Recita-se Salve Rainha, agradecendo Nossa senhora a graça da entronização. Em seguida reza-se o ATO DA CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MAARIA.

Salve Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve!
A vós bradamos, os degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemenndo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogaada nossa, esses vossos olhos missericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó docce smepre Virgem Maria.


ATO DE CONSAGRAÇÃO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA


Ó Maria, Rainha e Mãe de misericórdia, agora que nos consagramos ao Coração de vosso divino Filho, queremos consagrar-nos também ao Vosso Imaculado Coração. Em Vós, Jesus depositou todos os tesouros de vida, de amor e de misericórdia; de Vós recebemos Jesus e por Vós, o nosso lar tornou-se o seu lar. Somos vossos filhos, fracos e necessitados, por isso pedimos que continueis intercedendo por nós e nos ajudando, com o mesmo amor maternal com que amais a Jesus.

Pela vossa Imaculada Conceição, ó Maria, purificai o nosso lar e que cada um de nós saiba imitar os vossos exemplos de pureza e santidade.

Mãe de Deus, pedi ao Pai e ao Filho que nos enviem o Espírito Santo.

Rainha da fé, ensinai-nos a pensar como Jesus pensa. Não permitais que o nosso lar seja dominado pelo pensamento mundano de vaidade e egoísmo. Mãe da Santa Esperança, conservai vivo em nós o desejo da Pátria Celeste, ajudando-nos para que não deixemos prender o nosso coração aos bens e aos prazeres terrenos.

Mãe do belo amor, ensinai-nos a mar a Jesus, Vosso Filho, assim como vós o amais. Vosso amor maternal há de suprir o que falta ao nosso amor.

Serva do Senhor, que o vosso exemplo nos ensine aquele amor dedicado que sempre mostráveis na casa de Nazaré. Ensinai-nos a amar e a servir unas aos outros para que, assim, de verdade, amemos a Deus e o sirvamos.

Desta maneira o nosso lar se tornará unm Santuário de Deus, formado pelo vosso exemplo de cristã perfeitae alimentado por vosso amor de Mãe.

Ó Maria, Rainha e Medianeira de todas as graças, nós Vos agradecemos esta Entronização. Mostrai que sois Mãe do nosso lar, e conservai-nos todos em vosso Coração maternal. Amém.


9º - INVOCAÇÕES FINAIS
Sagrado Coração de Jesus, tende piedade de nós!
Coração Imaculado de Maria, rogai por nós!
São José, rogai por nós!
Santa Margarida Maria, rogai por nós!
Viva o Sagrado Coração de Jesus em nossos corações.
Amém.


10º - BÊNÇÃO FINAL
Que a bênção de Deus todo poderoso Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre nós e permaneça para sempre. Amém!

                                --------------------------- 0 ----------------------------

Vivendo a Consagração aos Sagrados Corações

Para que a Entronização dos Sagrados Corações não se limite a cerimônia, convém que a família se reúna com frequência e faça o Ato de Renovação da Entronização, muito especialmente nas festas litúrgicas dedicadas a Jesus e a Maria, nas datas de aniversário natalício dos membros da família, no dia do aniversário de casamento e nas horas difíceis que porventura vier a atravessar.

Uma prática religiosa que muito agradará aos Corações de Jesus e Maria é a da Adoração Noturna no Lar, que iniciada por Padre Mateo SS.CC., em 1927, continua sendo sempre atual.

Tenha-se a coragem de desligar por uma hora a televisão, em um dia do mês ou até da semana, para vigiar com o Senhor, passando-a num encontro pessoal com Deus. Feita com espírito de amor e reparação, ela obterá muitas graças, abaterá nosso egoísmo, nosso orgulho e afastará os males do erotismo, da discórdia, das incompreensões, das drogas e outros vícios, e nos trará consolo, força para vencer as dificuldades da vida, união e harmonia no lar.


Não é necessário que se tenha algum texto apropriado para se realizar esta Hora de Oração no Lar.


A título de susgestão: reze-se com a Bíblia, refletindo em passagens evangélicas, ou das cartas dos Apóstolos, os Salmos, a oração do terço, meditando os mistérios, orações espontâneas, cânticos...

O espírito Santo inspirará a cada um a melhor maneira de orar.
 
 







Artigo Visto: 1668



Total Visitas Únicas: 735.325
Visitas Únicas Hoje: 83
Usuários Online: 55