Cidadãos do Infinito




Oração Passio Domini
  • Voltar





04/01/2012
JESUS CHOROU POR JERUSALÉM
E Seu coração doeu de compaixão


"Jesus chorou" (João 11:35).
 
Sim, Jesus chorou. A Bíblia nos diz que Ele chorou alto e com lágrimas em suas orações (Hebreus 5:7). Ele chorou por causa de sua amada cidade, Jerusalém (Mateus 23:37). Um de seus ensinamentos mais famosos e que nos mais nos revigora é encontrado nas famosas Bem-Aventuranças: "Bem aventurados os que choram, porque serão consolados" (Mateus 5:5).
 
Seu coração doeu de compaixão para as pessoas que sofrem de profunda tristeza e choram. Uma história interessante pode ser encontrada em Lucas 7:11-15. Quando Jesus se aproximou de uma cidade denominada Naim, viu uma processão fúnebre. Quem havia morrido era um filho único. A mãe da criança era viúva. Ela só tinha esse filho no mundo. Quando Jesus viu a sua dor, Seu coração ficou "movido de compaixão por ela". Cristo consolou-a. Aproximou-se do esquife e tocou-o. Disse "Jovem, eu te digo, levanta-te".
 
O moço voltou à vida. Jesus entregou-o à sua mãe. 
 
Todos ficaram muito contentes. Era um milagre!
 
Há uma história semelhante sobre a vida e a morte no Evangelho de João. Jesus Cristo tinha vários amigos muito queridos e próximos a Ele. Lázaro, Maria e Marta eram alguns deles. Lázaro ficou doente, e suas irmãs chamaram Jesus. "Venha", elas disseram. "Precisamos muito de você. É urgente". Quando Jesus ouviu sua súplica, seu comentário foi incrível. Disse: "Deus será glorificado e honrado em toda essa situação".
 
Quando Jesus chegou ao local passados vários dias, era tarde demais. Muitas pessoas choravam com as irmãs. Uma delas veio ao encontro de Jesus. Ela disse, se você estivesse aqui presente, meu irmão ainda estaria vivo. Eles começaram a conversar sobre assuntos espirituais. Jesus disse a Marta "Seu irmão se levantará novamente". Marta disse que compreendia que isso aconteceria durante a ressurreição daqui a muito tempo.
 
Jesus disse "Sou a ressurreição e a vida. Os que acreditam em mim viverão, apesar de morrerem; aqueles que vivem e crêem em mim, nunca morrerão. Você crê nisso? " Ao que Marta respondeu: "Sim, meu Senhor". "Creio que o Senhor é o Cristo, o Filho de Deus, que desceu à terra".
 
Marta voltou à sua irmã e pediu que ela visse Jesus. Maria foi rapidamente, chorando. Viu Jesus e jogou-se aos seus pés, pois a sua dor era muito profunda. Quando Jesus viu sua tristeza, junto com as dos demais, ele "ficou imensamente sentido no espírito e abalado". Pediu para ver o túmulo.
 
Jesus chorou. Chorou com as irmãs que viviam e com as outras pessoas que sofriam com a perda de Lázaro. Sentiu a sua dor. Entendeu a profunda tristeza que sentiam.  Cristo era "experimentado nos sofrimentos" (Isaías 53:3).
 
A seguir, gritou "Lázaro, saia!" E seu amigo saiu do túmulo. Outro milagre!
Lemos mais adiante no Livro Sagrado que o Salvador está morto. Traído. Preso. Torturado. Nu. Sua morte é na cruz. Cristo é sepultado. Como isso pode ser possível?
 
Passados três dias, Jesus Cristo ressuscita da morte e aparece perante seus amigos. A morte é vencida para sempre! O túmulo vazio traz esperança além do sepulcro. Jesus Cristo está vivo! A morte nunca mais o tocará. E veremos as pessoas que amamos novamente em Cristo. Nossa dor tem esperança. "Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras" (ITessalonicenses 4:17).
 
"Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?
 
Graças a Deus, que nos deu a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo" (I Coríntios 15: 56-57). Jesus Cristo detestava a morte. Ele veio para destruir a morte e dar vida. Ele ressuscitou! Seu sepulcro está vazio.
 
Vida. Amor. Esperança. Coragem. Conforto. Todos eles são seus com Jesus Cristo".
 
Que o amor caridoso e a compaixão de Jesus Cristo sejam seus, hoje e sempre.








Artigo Visto: 2170



Total Visitas Únicas: 736.589
Visitas Únicas Hoje: 72
Usuários Online: 22