Cidadãos do Infinito




Doutrina Católica
  • Voltar





10/02/2012
RESUMO DA DOUTRINA CATÓLICA
PARA LEMBRAR E RELEMBRAR O CERNE DA NOSSA FÉ


Antes de subir ao Céu, Jesus deixou a Igreja para continuar a Sua obra no mundo.
(E Jesus subiu a um monte e chamou a Si os que Ele quis e constituiu doze deles como Apóstolos para andarem com Ele e pregar e expulsar demônios(Mc 3,13-15).
E ao chefe dos Apóstolos Jesus disse: " Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja (Mt 16,18).

Eis, pois, que Jesus instituiu uma ÚNICA E VERDADEIRA IGREJA que é a Igreja Católica. São Pedro foi o primeiro Papa, isto é, o representante visível de Jesus na terra. Hoje o representante de Jesus é o Papa João Paulo II. Toda a verdade e autoridade deixadas por Jesus estão na IGREJA CATÓLICA.

No início do século XVI, por volta do ano 1530, um sacerdote alemão chamado Martinho Lutero, revoltado com certos erros administrativos da Igreja Católica, deixou a verdadeira Igreja e fundou uma "igreja" para si, chamada PROTESTANTE ou LUTERANA. A seguir muitas outras pessoas acharam por bem fundar também, por conta própria, outras "igrejas", "seitas", etc.. Muito embora todas essas milhares de "igrejas" e "seitas" que existem hoje pelo mundo falem de Jesus e preguem o Seu Evangelho, elas não se originam da vontade de Cristo. Na verdade, esta divisão, fere dolorosamente o Sagrado Coração de Jesus. Na última Ceia, Jesus rezou: " Que todos sejam um como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti... e o mundo creia que Tu Me enviaste" (Jo 17,21). O Papa João Paulo II, no livro "CRUZANDO O LIMIAR DA ESPERANÇA" - na página 143, assim se expressa: "Não é possível imaginar que esta Igreja, instituída por Cristo sobre o fundamento dos Apóstolos e de Pedro, não seja una".

VERDADEIRAMENTE, Jesus Cristo instituiu a Igreja como sacramento de salvação para todos os povos. Assim, todas as pessoas de boa vontade, de qualquer raça, de qualquer país, de qualquer religião, podem salvar-se. Mas a salvação só se dá por causa da Igreja Católica, e em vista dos méritos infinitos de JESUS. É por isso que todos, no mundo inteiro, devem chegar ao conhecimento de Jesus e de Sua Igreja. É vontade de Deus e é uma questão de gratidão e justiça amar Aquele que nos salva. Jesus disse aos seus apóstolos: "Ide pelo mundo inteiro, ensinai o Evangelho a todas as gentes e fazei-os discípulos meus".

Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu apenas uma Igreja. Assim, pois, pertencer à verdadeira Igreja de Jesus, que é a Igreja CATÓLICA, é como participar de um banquete com todos os tipos de alimentos os mais deliciosos, que são os SACRAMENTOS (meios extraordinários dados por Deus, eficazes para a salvação eterna), os quais só os padres da Igreja Católica têm o poder e autoridade para ministrar. Freqüentar outras "igrejas" e "seitas" é como ir a um banquete onde só há pão seco e água, no máximo.

Já no século XII, também São Francisco de Assis percebeu que muitos na Igreja: bispos, padres e fiéis, não estavam agindo bem. Porém, ele não saiu da verdadeira Igreja; ao contrário chamou a atenção de todos para corrigirem os erros, e ele próprio deu o exemplo, fazendo muita penitência, e agindo como Deus desejava que a Igreja agisse. E a Igreja foi restaurada por Deus através da humildade de São Francisco de Assis.

São Francisco de Assis agiu com humildade e não saiu da verdadeira Igreja; ao contrário: permaneceu nela e ajudou-a a melhorar. O Padre Martinho Lutero agiu com orgulho e deixou a Igreja.

Os Católicos não são maiores, nem melhores que ninguém, e não são os únicos que se salvam. Ao contrário, poderão ser julgados com maior severidade. Porém, eles, como ninguém mais no mundo, gozam da verdadeira liberdade dos filhos de Deus. E têm à sua disposição TODOS os meios necessários para a salvação, principalmente o maior e o mais importante, que é a Sagrada Comunhão (Jesus presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade na hóstia Consagrada pelo sacerdote). No Evangelho de São João está escrito: "Eu sou o pão vivo, que desceu do Céu. Quem comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu darei é a minha Carne para a salvação do mundo" (Jo 6, 51-52). Este Pão Vivo só existe na Igreja Católica. Fora dela, este pão é só pão material, e nada mais. Não há nenhum benefício espiritual em comer este "pão" fora da Igreja Católica. É como querer matar a sede com um copo vazio.

Na Igreja Católica os fiéis têm Cristo vivo, presente, na Hóstia Consagrada como alimento para a vida da alma. Fora da Igreja Católica, os fiéis só podem falar de Jesus.

Outro SACRAMENTO necessário para a salvação é o da penitência. É certo que é somente Deus quem perdoa os pecados. Na Igreja de Cristo que é a CATÓLICA, Deus perdoa os pecados através do sacerdote. Na Confissão, o penitente ouve do sacerdote o perdão dado por Deus. E o penitente tem a certeza absoluta de que Deus o perdoou. Quanto aos outros penitentes que se confessam diretamente a Deus, eles nunca tem a certeza absoluta de que foram perdoados. Eles não ouvem a voz de Deus, como os Católicos a ouvem através da boca do sacerdote. No Evangelho de São João estão estas palavras de Jesus aos Apóstolos: "Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem não perdoardes os pecados, estes não serão perdoados". (Jo 20, 23)

Mas, se a Igreja Católica é tudo isso, por que se fala tão mal dela? Por que tantas críticas sobre os seus erros, como, por exemplo, as torturas na inquisição, etc.? Por que se ataca tanto o Papa?

A resposta é simples: A Igreja Católica é uma instituição divina, mas administrada por seres humanos, que são limitados e erram. A Igreja não erra. A verdade confiada a ela por Jesus permanece imutável. As pessoas, contudo, erram. Além disso, o demônio existe e é inteligentíssimo. Ele sabe que se conseguisse destruir a verdadeira Igreja, que é a Católica, ele teria nas mãos o mundo. É por isso que ele instiga os ataques permanentes contra a Igreja Católica. Dificilmente iremos ver alguém atacando qualquer outra religião, outra igreja, seitas, etc. Mas a Igreja Católica é alvo constante de ataques de todo o tipo. Nas escolas, nas universidades, nas festas, em reuniões de todo tipo, e, principalmente pela TV, sempre há alguém atacando a Igreja de Cristo e debochando dos seus dogmas, isto é: negando ser Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem; negando a infalibilidade do Papa em questões de fé e moral; negando a virgindade perpétua de Maria Santíssima; negando a presença real de Jesus na Eucaristia, etc.

Para finalizar o breve comentário, uma pergunta: - Qual o líder religioso que quase todos os Presidentes e Reis do mundo inteiro vão visitar em Roma, ou que é convidado a visitar os seus países? Qual o líder religioso que muitos Presidentes e Reis chegam a beijar-lhe a mão?

Muitos escolhem outras "igrejas" porque elas são mais alegres. Não se pode trocar o verdadeiro pelo alegre. A verdadeira alegria não é só ficar cantando e pulando. A verdadeira alegria está no coração, e esta alegria só Deus pode dar, na verdadeira Igreja.

A Igreja Católica é, por fim, uma família completa porque ela tem um Pai que é Deus e tem Mãe: A VIRGEM MARIA, chamada também de MÃE DE DEUS. Sim, Ela é Mãe de Deus porque é Mãe verdadeira de Jesus Cristo, que É DEUS! Ela completa a Igreja de Cristo com a sua TERNURA MATERNAL.


Quem é Deus?

Deus é um espírito perfeito e eterno, criador do céu e da terra.

(Temos um só Deus, o Pai de quem tudo provém e nós somos criados por Ele (1Cor 8,5-6). Deus é espírito(Jo 4,24).

 

Onde está Deus?

Deus está no céu, na terra, em toda parte.

(Em todo o lugar estão os Vossos Olhos observando os maus e os bons(Pr 15,3).

 

Deus vê e conhece todas as coisas?

Sim. Deus vê, conhece todas as coisas presentes passadas e futuras, até conhece todos os nossos pensamentos.

(Deus conhece todas as coisas(1Jo 3,20). O Senhor sonda todos os corações e penetra em toda a imaginação dos pensamentos (1Cr 28,9).

 

Há um só Deus

Sim. Há um só Deus e não pode haver mais de um porque é o único e supremo Senhor de tudo e de todos.

(Há um só Deus e Pai de todos que está acima de todos(Ef 4,6). Vedes afinal que Eu Sou um só e não há Deus ao meu lado(Dt 32,39).

 

Quantas pessoas há em Deus?

Em Deus há três pessoas realmente distintas: Pai, Filho e o Espírito Santo. São três pessoas distintas, mas Se amam tanto que formam um só Deus.

(Ide, pois, ensinai todas as gentes e batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28,19). Jesus Se fez batizar por João no Rio Jordão, e o Espírito em forma de pomba desceu sobre ele. E uma voz veio do Céu (Jo 10,30). Este é o Meu Filho muito amado(Mc 1,9-11).

 

Como se chama este Mistério?

É o Mistério da Santíssima Trindade.

(Três são os que dão testemunho: o Pai, o Verbo e o Espírito Santo e esses três são um só (1 Jo 5,7).

 

Existe diferença entre as três pessoas?

As três pessoas em Deus Pai, Filho, Espírito Santo são todas iguais, porque têm a mesma natureza divina, o mesmo poder, a mesma santidade e as mesmas virtudes.

(O Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome, ensinar-vos-á tudo. Eu e Meu Pai somos um. Quem Me vê, vê o Pai (Jo 14,25-26)

 

Deus é eterno?

Antes do mundo existir, Deus já existia. Deus é Pai e Criador de tudo quanto existe. Ele nunca nasceu e nunca morrerá.

(Antes que nascessem as montanhas e se formassem a terra e o mundo, de eternidade em eternidade vós existis ó Deus (Sl 89,2).

 

Quem é o Pai?

O Pai é Deus, é a primeira pessoa da Santíssima Trindade.

(Um é vosso Pai, que está no céu(Mt 23,9).

 

Quem é o filho?

O Filho é Deus, é a segunda pessoa da Santíssima Trindade, que se fez homem por amor de nós.

(Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo(Mt 16,16). Deus amou tanto o mundo, que deu Seu Filho unigênito para que todos tivessem a vida eterna(Jo 3,10).

 

Quem é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é Deus, é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele habita naquele que foi batizado e vive em estado de graça. Ele nos santifica e nos ajuda a fazer boas obras. O nosso corpo é o templo e a casa do Divino Espírito Santo.

(Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?(1Cor 3,16). O Espírito de verdade, que procede do Pai dará testemunho de Mim (Jo 15,26).

 

Quem fez o mundo?

O mundo e tudo quanto existe foram feitos por Deus; Deus fez tudo do nada e pela força de Sua palavra.

(Olha para o céu e para a terra; vê as coisas que há neles e te convence bem de que Deus as criou do nada(2Mc 7,28).

 

Existem anjos?

Sim. Deus criou os anjos que são puros espíritos; eles não têm corpo como nós.

(Bendizei ao Senhor, todos os anjos fortes e poderosos que executais as ordens e obedeceis às Suas palavras(Sl 102,20).

 

Para que Deus criou os anjos?

Deus criou os anjos para Sua glória e Seu serviço. Muitas vezes os anjos também servem aos homens. Nós todos temos um anjo da guarda, que nos acompanha e protege em todo o momento.

(Eis que enviarei o Meu anjo, que vai diante de ti e te guarda pelo caminho. Respeita-o, ouve a sua voz e não o desprezes, pois ele fala em Meu Nome(Ex 23,20-21).

 

Existem demônios?

Sim. Uma parte dos anjos se revoltou contra Deus e por isso foram expulsos do Paraíso e se tornaram demônios. O demônio nos tenta e quer nos levar ao pecado.

(Deus não poupou os anjos que pecaram, mas precipitou-os no inferno (2Pd 2,4). Vigiai porque o demônio anda em redor como um leão a rugir, procurando a quem possa devorar(1Pd 5,8).

 

O que é o homem?

O homem é uma criatura de Deus. Ele tem corpo e alma, por isso é capaz de pensar, querer e amar.

(Fizeste-o um pouco inferior aos anjos, de glória e esplendor o coroaste e lhe deste poder sobre as obras de Tuas Mãos(Sl 8,5-7).

 

Como foi feito o homem?

O homem foi feito à imagem  de Deus. Deus formou o corpo do barro da terra e lhe inspirou o espírito da vida. A imagem  de Deus que o homem possui, refere-se à “inteligência” e  à “vontade”, além da nossa alma, que não podemos ver neste mundo.

(Façamos o homem segundo nossa imagem (Gn 1,26). Deus formou o homem do barro e lhe inspirou no rosto o sopro da vida(Gn 2,7).

 

Como se chamam o primeiro homem e a primeira mulher?

O primeiro homem chama-se Adão e a primeira mulher chama-se Eva, que foi tirada do homem.

(E Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes (Gn 3,20)

 

O homem e a mulher têm a mesma dignidade?

Sim, o homem e a mulher têm a mesma dignidade humana, os mesmos direitos e os mesmos deveres. Nenhum é inferior ao outro.

(Eis aqui agora osso dos meus ossos e carne da minha carne(Gn 2,23).

 

Para que Deus criou o homem?

O homem foi criado por Deus para conhecer, amar e servir a Deus neste mundo, e depois da sua morte, viver com Deus na Sua glória.(Verdade é que Deus criou o homem para a imortalidade (Sb 2,23). Destruída a nossa tenda na terra, temos no Céu uma habitação eterna(2Cor 5,1).

 

Onde Deus colocou Adão e Eva?

Deus colocou os primeiros homens no paraíso terrestre. Isto significa: viviam felizes, sem sofrimento, sem doenças, sem pecado e sem a morte.

(Deus tinha criado desde o início um paraíso de delícias no qual pôs o homem que tinha formado(Gn 2,5).

 

Adão e Eva pecaram?

Por tentação do demônio, Adão e Eva desobedeceram a Deus. No seu orgulho queriam ser iguais a Deus.

(E a mulher tirou da árvore o fruto e comeu e deu a seu marido que também comeu(Gn 2,6).

 

O pecado de Adão e Eva passou para todos os homens?

Porque somos filhos de Adão e Eva, o pecado dos nossos primeiros pais passou para todos os homens. É o pecado original.

(Por um só homem o pecado entrou no mundo e nele os homens pecaram(Rm 5,12).

 

Todo homem que nasce tem esse pecado original?

Sim, todos os homens nascem com este pecado, que somente será apagado pelo batismo. Por isso todas as crianças devem ser batizadas.

(Quem não renascer por meio da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino dos céus(Jo 3,5).

 

Maria Santíssima tinha este pecado?

Maria Santíssima é a única pessoa que por graça de Deus não nasceu com este pecado. Por isso A chamamos “ Maria concebida sem pecado”. Ela é a “Imaculada Conceição.”

(Ave Maria cheia de graça (Lc 1,28).

Quem é nosso Salvador?

É Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem. Jesus é Deus e Homem.

(Deus amou tanto o mundo que enviou Seu próprio Filho, para que o mundo fosse salvo por Ele(Jo 3,17). E o Verbo Se fez carne e habitou entre nós(Jo 1,14).

 

Como Jesus se fez homem?

Ele nasceu de Maria Virgem por obra do Espírito Santo.

(O Espírito Santo descerá sobre Ti e a virtude do Altíssimo Te cobrirá, por isso, o Santo que há de nascer de Ti será chamado Filho do Altíssimo (Lc 1,35).

 

Onde Jesus nasceu?

Jesus nasceu pobre na cidade de Belém da Judéia, em uma gruta de pastores e foi reclinado em uma manjedoura.

(E tu Belém, terra de Judá, não és a menor entre as cidades de Judá, porque

de ti sairá o Salvador do meu povo, Israel(Mt 2,6).

 

Quem é a Mãe de Jesus?

A Mãe de Jesus é Maria, Nossa Senhora. Ela é verdadeiramente Mãe de Deus.

(O Espírito Santo virá sobre Ti e o Santo que nascer de Ti será chamado Filho de Deus(Lc 1,35).

 

Quem é São José?

São José é o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.

(E José tomou Maria por esposa e não A conhecia até que deu à luz o seu Filho primogênito e lhe pôs o nome de Jesus(Mt 1,24-25).

Obs.: Nossa Senhora é proclamada “Sempre Virgem Maria”. Virgem antes, durante e depois do parto. Nossa Senhora e São José nunca praticaram os atos próprios dos esposos. Eram puríssimos companheiros: Ela foi sempre virgem e São José foi sempre casto.

 

Por que Jesus se fez homem?

Jesus foi enviado pelo  Pai para nos ensinar o caminho da felicidade e salvar todos os homens do pecado e do inferno.

(Eu Sou a Luz do mundo; quem Me segue não anda nas trevas. Eu Sou o caminho e ninguém vai ao Pai senão através de Mim(Jo 14,7).

 

O que fez Jesus para nos salvar?

Ele sofreu e morreu por nós na Cruz e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos.

(Jesus foi entregue à morte por causa dos nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação (1Pd 3,18).

 

Como chamamos o Mistério da morte e ressurreição de Jesus?

É o Mistério da Redenção ou Mistério Pascal.

(Ele destruiu o poder da morte e pela ressurreição  nos deu uma nova vida. Como todos os homens morrem em Adão, no Cristo todos ressuscitam(1Cor 15,22).

 

Que fez Jesus 40 dias depois da Ressurreição?

Jesus subiu ao Céu; voltou para junto do Pai. No Céu Ele preparou um lugar para todos os homens que têm boa vontade.

(O Senhor Jesus, depois de ter-lhes falado, foi arrebatado ao céu e sentou-se à direita de Deus (Mc 16,19). “E quando tiver preparado um lugar para vós, virei novamente e vos levarei comigo”(Jo 14, 2-4).

 

Quem Jesus enviou do Céu para os apóstolos?

Jesus mandou o Espírito Santo.

(O Espírito Santo que meu Pai em meu nome mandará, vos ensinará tudo(Jo 14,26).

 

O que o Espírito Santo concedeu aos apóstolos?

Ele deu aos apóstolos inteligência, força e coragem para pregar a todos os homens o Evangelho de Jesus Cristo.

(O fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e temperança(Gl 5,22).

 

Jesus fundou uma Igreja?

Antes de subir ao Céu, Jesus deixou a Igreja para continuar a  Sua obra no mundo.

(E Jesus subiu a um monte e chamou a Si os que Ele quis e  constituiu doze deles como apóstolos para andarem com Ele e pregar e expulsar demônios(Mc 3,13-15).  

 

O que é a Igreja?

A Igreja é a grande família de Deus. Formam a Igreja os santos do Céu, as almas do Purgatório e os fiéis aqui na terra que observam os ensinamentos de Jesus.

(Com efeito todos os que são de Cristo e têm o Seu Espírito Santo estão unidos numa só Igreja e ligados uns aos outros(Ef 4,16).

 

Quem foi o primeiro Papa?

Foi São Pedro. O Papa de hoje é João Paulo II.

(Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja)Mt 16,18).

 

Qual é a missão da Igreja?

A Igreja, em nome de Jesus, ensina o caminho da salvação e administra os Sacramentos.

(Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar tudo o que mandei(Mt 28,19-20).

 

Quem são os ministros de Jesus aqui na terra?

São o Papa, os bispos e os sacerdotes que pregam e administram os Sacramentos em nome de Jesus.

(Cuidai vós mesmos de todo o rebanho de Cristo, a vós confiado

 

Quais são os Sacramentos da Igreja?

1- Batismo

2- Confirmação ou Crisma

3- Sagrada Eucaristia (Comunhão)

4- Penitência: Confissão

5- Sacramento dos enfermos (Unção dos enfermos)

6- Sacramento da Ordem (Padres e Freiras)

7- Matrimônio

 

Todos os homens devem ser batizados?

Sim, todos devem ser batizados para apagar o pecado original e pertencer à Igreja, que é a família de Deus.

(Aquele que crer (em Jesus e no Seu Evangelho) e for batizado será salvo, quem não crer será condenado(Mc 16,10).

 

Quais são os efeitos do Batismo?

O Batismo apaga o pecado original, faz-nos filhos de Deus e da Igreja e abre para nós as portas do Céu.

(Vós fostes lavados do pecado e consagrados a Deus e aceitos por ele por meio de Jesus Cristo e pelo Espírito de Deus(1Cor 6,11).

 

Como se batiza a criança que está para morrer?

Derrama-se água sobre a cabeça e se diz as palavras: (diz-se o nome da criança e se acrescenta: “eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

 

Que recebemos na Crisma?

Na Crisma recebemos o Espírito Santo que nos dá inteligência e força para conhecer e fazer o que é bom.

(O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu(Is 61,1).

 

O que é o Sacramento da Eucaristia?

A Eucaristia é Jesus que está presente na Hóstia consagrada com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

(A minha Carne é verdadeira comida e o meu Sangue é verdadeira bebida(Jo 6,55).

 

Quem instituiu a Sagrada Eucaristia?

Foi Jesus Cristo, quando na última ceia tomou o pão em Suas mãos e disse: “Tomai e comei, isto é meu Corpo”. Tomou o cálice de vinho e disse: “Tomai e bebei, isto é meu Sangue”(Lc 22, 19-20). 

 

A quem Jesus deu poder de mudar pão em Seu Corpo e vinho em Seu Sangue?

Jesus deu este poder aos padres que na Santa Missa mudam pão em Corpo e vinho em Sangue de Jesus. Somente na Igreja Católica acontece este Milagre. Somente os sacerdotes da Igreja Católica têm este poder dado por Jesus, para transubstanciar o pão no Corpo e o vinho no Sangue de Cristo. Somente na Igreja Católica se come e se bebe, na Comunhão, o Corpo e o Sangue de Jesus.

(Fazei isto em memória de mim(Lc 22,19).

 

O que é a Santa Missa?

A Santa Missa é o sacrifício de Jesus na Cruz, porque o mesmo Corpo e o mesmo Sangue que Jesus ofereceu na Cruz ao Pai para salvar o mundo, Ele o oferece também na Missa. O Corpo e o Sangue de Jesus presente na Hóstia e no Vinho da Missa é o mesmo Corpo e Sangue de Jesus na Cruz.

(Isto é meu Corpo que será entregue por vós e é meu Sangue que será derramado para remissão dos pecados(Lc 22,19-20).

 

Quem pode comungar?

Só pode comungar quem é batizado e está em estado de graça, isto é, sem pecado grave.

(Que cada um examine a si mesmo e assim como deste Pão e beba deste Cálice(1Cor 11,28).

 

O que acontece com aquele que comunga com pecado grave na alma?

Ele come e bebe a sua própria condenação(1Cor).

 

O que é o Sacramento da Confissão ou Penitência?

A Confissão é o Sacramento instituído por Jesus Cristo para perdoar os nossos pecados.

(Se confessarmos os nossos pecados, Deus é tão fiel e justo que nos perdoa os pecados e nos purifica de toda iniquidade(1Jo 1,9).

 

Quem perdoa os pecados?

É Jesus Cristo, por meio do sacerdote da Igreja Católica.

(Recebei o Espírito Santo. A quem vós perdoardes os pecados, a eles serão perdoados. A quem não perdoardes os pecados, estes não serão perdoados(Jo 20,22-23).

 

O que é necessário para uma boa Confissão?

1.    Exame de consciência(lembrar-se de todos os pecados, ao menos dos mortais).

2.    Contrição: arrepender-se dos pecados e pedir perdão a Deus.

3.    Bom propósito: prometer a Deus não pecar mais.

4.    Confissão: dizer os pecados ao sacerdote.

5.    Satisfação: rezar a penitência ou fazer uma obra que o sacerdote mandou.

 

Quem deve se confessar?

Quem cometeu um pecado grave e está em estado de pecado mortal deve se confessar o quanto antes.

(Não te envergonhes de confessar os teus pecados(Eclo 4,31).

 

Que é o Sacramento do enfermos?

É o Sacramento dado por Jesus para consolar, confortar os doentes, os idosos e pessoas que estão para morrer.

(Está alguém enfermo? Mande chamar os sacerdotes da Igreja e eles rezem sobre ele ungindo-o com óleo no nome do Senhor. E se tiver cometido pecados ser-lhe-ão perdoados(Tg 5,14-15).

 

Que é o Sacramento da Ordem?

É o Sacramento dos sacerdotes, quando recebem a ordem de pregar e o poder de celebrar a Santa Missa e perdoar os pecados.

(Considerem-nos todos como ministros de Cristo e administradores dos Mistérios de Deus(1Cor 6,4).

 

Que é o Sacramento do matrimônio?

Pelo Sacramento do matrimônio, Deus abençoa os que querem se casar e dá aos esposos as graças para viverem em paz e amor e cumprir os seus deveres de pais.

(Deus os abençoou. Frutificai e multiplicai-vos e enchei a Terra(Gn 1,28). O que Deus uniu o homem não separe(Tb).

 

Quais são os mandamentos da Lei de Deus?

1.    Amar a Deus sobre todas as coisas.

2.    Não tomar Seu Santo Nome em vão.

3.    Guardar os domingos e festas de guarda.

4.    Honrar pai e mãe.

5.    Não matar.

6.    Não pecar contra a castidade.

7.    Não furtar.

8.    Não levantar falso testemunho.

9.    Não desejar a mulher do próximo.

10.Não cobiçar as coisas alheias.

 









Artigo Visto: 1304



Total Visitas Únicas: 741.971
Visitas Únicas Hoje: 139
Usuários Online: 24