Cidadãos do Infinito




Proj. Cidadãos do Infinito
  • Voltar





30/12/2011
2ª PARTE
AS REALIDADES CRIADAS POR DEUS


A escatologia é revelada na Biblia, desde a criação do mundo até a plenitude dos tempos, e para compreendermos melhor a nossa posição no âmbito do maravilhoso Plano de Deus para conosco, vamos nos situar no contexto das realidades criadas conforme vimos no capítulo anterior.

De acordo com o Pe. José Kentennich, somente o  homem pode participar de todas as realidades criadas, conforme o esquema abaixo:

 

              

REALIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE


 

REALIDADE SOBRENATURAL ETERNA

Deus Uno e Trino

 

REALIDADE SOBRENATURAL

Comunhão dos Santos

       

REALIDADE ESPIRITUAL

  

REALIDADE ANIMAL

 

REALIDADE VEGETAL

 

REALIDADE MATERIAL

 

 

      REALIDADE MATERIAL

      O homem é também matéria, pois é constituído de moléculas e de átomos, que são a base de qualquer tipo de matéria neste mundo, tanto que através do microscópio nós não encontramos a vida, mas apenas matéria, de tal sorte que nosso corpo físico é constituído dos tijolos da matéria.

     Nesse nível nós estamos  ao lado das pedras e de toda a matéria da qual é constituído o universo.

 

            REALIDADE VEGETAL

      O homem é também matéria orgânica, pois é constituído de moléculas de carbono, de células e átomos do carbono.

      A realidade vegetal é gerada pela realidade material , uma vez que toda espécie vegetal é formada também de matéria.

      Que projeto maravilhoso é este criado por Deus , que tem milhões de espécies vegetais ? Espécies de beleza e estética incomparáveis.

       Que  projeto fantástico está por trás disso  tudo ? Que amor grandioso é esse que fez o belo tão belo ?  E para quem ? Deus fez isso tudo para nós, porque o objetivo da criação, o objetivo de tudo isso é  o homem.

 

       REALIDADE ANIMAL

       Esta realidade é mais complexa porque o animal tem um potencial de percepção sensorial, tem sentidos externos através da visão, da audição, do tato, do olfato e do paladar e tem também sentidos internos através da fantasia, da memória, e do senso integrador.

       No homem a fantasia se verifica através do sonhos, enquanto que a memória  registra tudo o que acontece na sua vida, sendo que a maior parte fica gravada no inconsciente e assim nossas fantasias acontecem em cima daquilo que temos gravado nesse inconsciente, por isso devemos gravar coisas boas para criar coisas boas. 

       O homem, com seu senso comum e sua capacidade de  integração consegue agir simultaneamente com todos os sentidos, e assim consegue se organizar em sociedade e agir sobre as coisas criadas.

       Mas o homem tem o Potencial de Aspiração Irascível que se verifica através dos impulsos irascíveis, os quais, quando não domados, nos levam a agir sem pensar. Por exemplo, a esperança cria uma audácia e uma ira ou bravura positiva, enquanto que a desesperança cria o medo e uma ira negativa que pode levar até o suicídio ou a cometer delitos irracionais ou de índole animal.

       Por outro lado, o homem tem também o Potencial de Paixão Concupiscível , que se verifica através dos impulsos concupiscíveis, cujos extremos são o amor e o ódio. Pelo amor nós chegamos ao prazer passando pelo agrado e pelo desejo, enquanto pelo ódio nós chegamos à dor passando pela aversão e pela fuga. Por exemplo, ao ver uma laranjeira cheia de frutas maduras, isso nos desperta o agrado, que abre o desejo e que comendo a laranja se terá prazer. Assim é tudo na vida, todos os sentimentos passam pela concupiscência, seja negativa ou seja positiva.

              

       REALIDADE ESPIRITUAL  

       Somente o homem é dotado de espírito e por isso tem potenciais  de percepção espiritual através da razão e tem potenciais de aspiração espiritual, através da vontade, através do fato do querer.

       O animal percebe superfícies, mas o homem percebe além da matéria, ele percebe também o invisível, penetrando nas coisas e indo além do superficial, isto é, com os sentidos captamos apenas a  matéria e não podemos captar Deus. Mas o querer modifica as coisas, porque o querer realiza, avança, modifica e constrói.

       O potencial de aspiração espiritual nós temos juntamente com os anjos e muito acima dos animais, por exemplo, eu percebi, gostei, achei certo, portanto eu faço. Isso é racional, é aspiração espiritual, é da vontade do homem.

       Mas o que diferencia o homem de todas as outras criaturas é o potencial de paixão espiritual que se eterniza no AMOR. Esse amor natural está um estágio acima do instinto. O homem ama porque é belo, porque é bom, porque é humano, porque é cultura ou porque simplesmente se apaixona pela coisa.

 

      REALIDADE SOBRENATURAL

      Qual a finalidade do universo com toda a sua imensidão, constituído de bilhões de astros? Será que sua ocupação possa estar reservada para o homem? A propósito, quantos seres humanos já nasceram na terra desde a criação do mundo? Será que é possível imaginar um número?

        A última descoberta da ciência diz que o ancestral mais antigo descoberto até hoje, foi recentemente na África, o Homo sapiens idaltu que data de cerca de 160 mil anos atrás.

       Neste tempo, seria possível calcular um número aproximado de seres humanos que já passaram pela terra? 

       O que nós sabemos é que Deus disse a Abraão, aproximadamente no ano 1.850 antes de Cristo, que a sua descendência seria tão numerosa como a areia do mar, senão vejamos em Gênesis 22,17:

       "Multiplicarei a tua posteridade como as estrelas do céu, e como a areia na praia do mar." 

       Aqui Deus faz entender que as estrelas do céu são tão numerosas como as areias na praia do mar, uma vez que compara as duas medidas como equivalentes, logo quantas são as estrelas do céu? E quantas são as areias na praia do mar?  

       Para criar o homem, Deus precisava antes criar o material, o vegetal e o animal. O homem é um microcosmo, pois contém em si tudo, por si só é maior do que todo o universo, em termos de valor, de grandeza e de beleza.

        Comparada ao universo, a alma humana é maior do que ele, pois o universo desaparece perante as maravilhas do ser humano.

        Até aqui estamos falando do velho homem, porque no novo homem se acrescenta a realidade sobrenatural criada, porque Deus não é criado, porque Deus sempre foi e sempre será, e esta é a realidade sobrenatural.

        A realidade sobrenatural foi acrescentada ao ser humano de tal modo que este recebeu os potenciais sobrenaturais.

 

        Potencial de percepção sobrenatural:

        Até aqui se instalaram as filosofias, mas a percepção sobrenatural vem através da  fé. Através dela se percebe a realidade sobrenatural. O cristão está consciente que esse potencial foi recebido no batismo, ou seja, recebemos em embrião, a fé, a esperança e o amor. Isso precisa ser desenvolvido para, a partir disso captarmos o mundo sobrenatural e então continuar crescendo na fé , na esperança e no amor.

        Todo o resto são apenas filosofias, tanto que os gregos perceberam que devia existir algo a mais, no entanto ficaram apenas nos seus diversos deuses.

       

         Potencial de aspiração sobrenatural:

         No novo homem há um potencial de aspiração sobrenatural, recebido em germe no batismo. É a esperança. Por exemplo, que esperança teriamos nós, se tudo acabasse aqui? Falamos em ecologia, qualidade de vida e tantas outras coisas que a nova era nos incute, mas e depois da morte que esperança se tem? Por causa desse vazio existencial é que o homem sofre psiquicamente, fica arrasado econômica e familiarmente e às vezes chega até ao suicídio.

          Mas a nossa esperança é a vida eterna. Aqui passamos um curto tempo pela vida terrena e depois vamos para um novo céu, com todos os conhecidos e então saberemos todos os segredos que hoje não sabemos. Cristo disse para confiar plenamente nas suas promessas.

           E a única condição para chegarmos ao céu é o amor. Essa esperança é segura e 100 % certa, porque Jesus garante.

           Olhando para as estrelas, para o cosmo, para o infinito, vemos que tudo é tão misterioso e grandioso. Deus preparou isso tudo para nós. Hoje o anjo caído está esculhambando o Universo e criando  muita desordem no cosmo  e inclusive aqui na terra.

           Assim como a fé, também precisamos cultivar a esperança, porque a força que nos move é a esperança.

           Todas as filosofias, inclusive o espiritismo, estão apenas no nível da realidade espiritual e não no nível da realidade sobrenatural.

          

           Potencial de paixão sobrenatural:  AMOR

            O amor é a anulação incondicional de si mesmo. Deus quer que o homem coopere na instalação do Reino.

            Nossos pais, professores, catequistas cooperaram para sermos cristãos. Com amor divino, superamos as diferenças todas.

            Todo o nosso pensar daqui para frente, deverá se estruturar em cima desse esquema das realidades criadas.

            Até aqui tudo é criação, mas a ......

 

            REALIDADE SOBRENATURAL ETERNA.................

 ..............com o PAI,  o FILHO e o ESPÍRITO SANTO, esta realidade  não é criada, porque a realidade sobrenatural eterna  é e sempre foi . ................................  Isso é MISTÉRIO.

             Só sabemos da existência do Deus Uno  e Trino, através do Filho, Jesus Cristo. ..................Isto é REVELAÇÃO.

JÁ A REALIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE é imperceptível, por isso foi preciso ser revelado e nosso intelecto é muito limitado, portanto nós  não entendemos a Santíssima Trindade, porque nosso intelecto não sai da matéria ou seja, da realidade animal.      

             Particularmente dentro da realidade sobrenatural eterna está contido o Plano de Deus para a humanidade e nesta caminhada rumo a eternidade o Cristão tem um caminho a percorrer.







Artigo Visto: 2232



Total Visitas Únicas: 735.941
Visitas Únicas Hoje: 120
Usuários Online: 30