Cidadãos do Infinito




Documentos da Igreja
  • Voltar





10/01/2012
SUBSÍDIOS PARA PREPARAÇÃO DE PAIS E PADRINHOS
Para o batismo católico


O Batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.

O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: "Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo - O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra".

Quando recebemos o Sacramento do Batismo, transformamo-nos de criaturas para Filhos Amados de Deus. Muitos pensam que os sacramentos em geral são obras eclesiásticas, ou seja, os sacramentos são "invenções" da Igreja. Isso não é verdade, os sacramentos são sem sombra de dúvidas criadas por Jesus Cristo, o próprio Deus Encarnado.

O profeta João Batista, primo de Jesus, que veio ao mundo para preparar os caminhos para a vinda do Messias, foi quem batizava as pessoas para a vinda de Cristo (Mc 1, 2s). Ele sabia que o seu Batismo era temporário, pois logo depois dele viria o seu primo Jesus que batizaria no Espírito Santo, ou seja, o profeta batizava com água e Jesus batizava com o Espírito Santo. A Bíblia sugere o batismo de todos, o que inclui as crianças.

Atos 2, 38-39: "Disse-lhes Pedro: 'Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe - a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar'." E também outras passagens. (ver Atos 16, 15; Atos 16, 33; Atos 18, 8; 1Coríntios 1, 16)

 

A)   Por que BATIZAR?   

1)      Recebemos o Dom do Espírito Santo.

2)      Apaga a mancha do Pecado Original (permanece a concupiscência).

3)      Torna-nos Co-herdeiros com Cristo dos Bens Eternos.

4)      O Batismo é um novo nascimento (Jo 3,1ss).

5)      O Batismo é uma passagem (trevas-luz/morte-vida). 

6)      Marca indelével (imprime caráter).

7)      Somos associados à Cruz de Cristo (verticalidade-horizontalidade).

8)      O Batismo é Dom e Graça (dado gratuitamente, mesmo a culpados).

9)      O Batismo é Unção (múnus régio-sacerdotal-profético)

10)   O Batismo é iluminação (luz da Graça de Deus)

11)   O Batismo é Veste (cobre a vergonha do pecado)

 

B)   O que quer dizer Batizar? (Baptizein) Imergir, mergulhar

 

C)   É necessário batizar? (cristãos-não cristãos. Crianças que morrem sem o batismo)

 

D)   Quem pode Batizar? (Ministro:Ordinário-Extra-ordinário).

 

E)    Instituição do Batismo (Batismo de Jesus no Rio Jordão). O Batismo como Sacramento: Eficácia sacramental. Sinal e realidade (sinal visível-realidade invisível). Água: Sinal visível do Batismo. Graça batismal: realidade invisível.

 

F)    Batismo e Fé. Sem Fé não há batismo. Pais e padrinhos devem suprir a falta de fé da criança. Padrinhos com fé madura. Importância da comunidade para o desabrochar da Fé.

 

G)   O Batismo nos incorpora a Cristo. A verdadeira videira (enxerto espiritual) Jo 15,1ss

 

H)   O Batismo nos introduz na Igreja Comunidade: Povo de Deus, Corpo Místico, Família de Deus. (Pai-Mãe-Irmãos). Instituição (Una-Santa-Católica-Apostólica). Direitos e deveres. Missa dominical. Vida de Fé e testemunho pessoal.

 

I)       O Batismo é um início a ser completado. (figura da semente que morre ao ser colocada no solo para nascer a árvore).

 

J)    O Batismo implica na renúncia ao mal. Por isso, a renovação das promessas do Batismo. Caminho estreito (cruz). Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

 

K)   Corpo: Templo do Espírito Santo. Preservar a inocência das crianças

 

L)    Rezar com as crianças (rezar junto ao berço)

 

M)   Simbolismos:

- Cruz (associados à cruz, marca indelével, sinal de Cristo)

- Água (sinal de purificação, regeneração, banho de salvação).

- Vela (luz de Cristo-Fé). Deve permanecer acesa durante a vida toda.

- Veste branca (pureza, vida nova, nova criatura)

- Óleo do Crisma (Unção do Espírito Santo-força de Deus)

 

 

REFERÊNCIAS BÍBLICAS

 

Nova criatura (2cor 5,17; Gl 6,15. Banho de Regeneração: Tt 3,4-7. Sepultados com Cristo: Rm 6,3-4; Cl 2,12. Iluminação: Hb 10,32; 1Ts 5,5; Ef 5,8-9. Prefiguração: 1Pd 3,2-21. Instituição: Mt 3,13-15. Necessidade: Mc 16,15-17. Renascimento: Jo 3,1ss. Dom do Espírito: At 2,37-38.Ligado à Fé: At 2,41; 8,12-13; 16,15. Nos reveste de Cristo: Gl 3,27. Perdão dos pecados: At 2,38. Filiação divina: Ef 1,5;Gl 4,1-7. Co-herdeiros com Cristo: Gl 4,7. Templos do Espírito Santo: 1Cor 6,19-20. Corpo Místico de Cristo: 1Cor 12,12-13. Selo do Espírito: Ef 1,11-14;4,30;2Cor 1,21-22. Instituição promulgativa do Batismo: Mt 28,18-19; Mc 16,16.









Artigo Visto: 1740



Total Visitas Únicas: 737.378
Visitas Únicas Hoje: 296
Usuários Online: 83